Created with Snap
Pessoa com medo de dirigir dentro do carro.

Tem medo de dirigir? Veja 7 dicas para superar

O medo de dirigir não deixa você chegar nem perto do volante? Esse sentimento atinge cerca de 6% dos brasileiros que possuem habilitação.

Assumir o controle de um carro pode provocar crises de ansiedade e pavor, ainda mais quando não se tem tanta experiência. Felizmente, existe solução para isso. 

Quer saber quais são as principais práticas que ajudam a ter mais confiança no controle de um automóvel? Continue a leitura e confira o conteúdo especial que preparamos para ensinar como perder o medo de dirigir!

 

O que pode causar medo de dirigir?

 

Existem vários fatores que podem causar medo de dirigir nas pessoas. Conhecer cada um é a única maneira de evitar que a falta de firmeza ao volante se transforme em fobia.

Com a prática, dirigir vira uma atividade natural e as inseguranças somem. Assim, mesmo o trânsito das grandes cidades e rodovias movimentadas deixam de ser um obstáculo.

No entanto, alguns motoristas são habilitados há anos e mesmo assim sentem desconforto dentro de um carro. Entre os principais motivos que levam ao medo de dirigir, estão:

 

  • Pouco contato com carros;
  • Experiências traumáticas vividas no passado;
  • Estresse e desgaste físico ou transtorno psicológico;
  • Ansiedade por possíveis erros cometidos no trânsito;
  • Falta de incentivo.

 

Quando esse medo passa a ser excessivo e persistente, é importante dar um basta e mudar a atitude. Afinal, quem dirige com segurança tem muito mais liberdade para ir ao trabalho, fazer compras ou participar de atividades sociais. 

Especialmente em grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, o transporte público não costuma ser eficaz. Por isso, saber que você pode pegar um carro a qualquer momento é gratificante. 

Além disso, saber dirigir bem é muito importante em emergências. Infelizmente, todos nós estamos sujeitos a ter que levar alguém ao hospital, por exemplo. 

Nesses momentos, mesmo os motoristas mais confiantes cometem erros. A diferença é que uma pessoa bem adaptada ao volante sempre vai conseguir manter a calma e continuar seu trajeto sem maiores problemas.

 

 

Pessoa com medo de dirigir, com as duas mãos na cabeça em sinal de lamentação

O medo de dirigir tira a liberdade de ir ao trabalho, passear, viajar e fazer outras atividades diárias.

 

Dicas para superar o medo de dirigir

 

Se você acha que pode perder o medo de dirigir sem procurar ajuda profissional, vale a pena conhecer as dicas destacadas a seguir:

 

Tenha autoconfiança

 

O primeiro passo para vencer a insegurança é acreditar no seu potencial. Faça um exercício mental e tente se convencer de que pode superar qualquer desafio. 

Além disso, procure entender as causas do seu medo de dirigir. Esse cuidado ajuda no tratamento de questões que sejam uma barreira para o aprendizado. 

 

Trace pequenas metas 

 

Outra boa dica é começar com metas pequenas. Nos primeiros dias, dirija em uma rua tranquila e por poucos minutos. Conforme for ganhando segurança, é possível aumentar o nível de dificuldade.

Mas não se pressione. Quanto mais aspectos que causam nervosismo você coloca no dia a dia, maiores as dificuldades de manter a confiança. Portanto, avance com cautela.

 

Dê passagem para os apressados 

 

Ouviu uma buzinada mais forte? Encoste o carro ou troque de faixa com calma até que o motorista apressado passe por você e siga caminho.

Não se incomode com xingamentos, reagir a isso só aumenta o estresse e não traz qualquer solução. Caso fique nervoso, estacione o veículo, faça uma pausa e respire fundo.

 

Treine bastante

 

Dirigir requer prática. Portanto, crie uma rotina de treinamentos em caminhos que conheça e evite ficar muito tempo sem pegar no volante.

O ideal é dirigir um pouco todo dia, e se acostumar também com diferentes climas. No começo, pode parecer assustador dirigir na chuva, por exemplo.

Porém, se você já dirigiu algumas vezes com o clima bom, encare uma garoa ou chuva moderada para avaliar sua experiência nessas condições.

 

Faça aulas extras de direção

 

Existem muitos instrutores de direção profissional que melhoram suas habilidades e transmitem uma sensação de segurança durante o processo de aprendizado.

Eles passam tranquilidade e permitem que você conquiste tudo o que precisa para ser um bom motorista. Sem contar que é possível sugerir atividades nas quais enfrenta mais dificuldade, como balizas. 

 

Escolha uma boa companhia

 

Sempre que possível, convide um amigo ou alguém da sua família para passear com você de carro. É importante escolher uma pessoa paciente e que goste de te incentivar.

Com uma companhia agradável, o medo de dirigir vai embora rapidamente. Porém, é importante focar no caminho e não se distrair com as conversas.

 

Evite distrações

 

Além de evitar conversas longas, tire do seu campo de visão qualquer objeto que possa causar distrações. Lembre-se que isso também é uma ótima prática de direção defensiva.

Aliás, enquanto está na fase de superar o medo e ter mais confiança, ainda é válido não escutar música. Apesar de ser divertido dirigir ouvindo o seu artista favorito, essa atitude pode te distrair e causar situações de risco.

 

Quer uma dica bônus para aprender como perder o medo de dirigir? Conheça bem o seu carro. Quando não se tem total confiança ainda, é recomendável passar um bom período com o mesmo veículo.

O legal é que hoje em dia nem precisa comprar um carro para conseguir isso. Com os serviços de assinatura, é possível ter um automóvel novinho por até três anos sem investir o valor de um 0 km.

 

Quando procurar ajuda profissional?

 

Com as dicas acima, é provável que você supere o medo de dirigir e tenha mais confiança quando estiver ao volante. Porém, existem casos em que elas não são suficientes.

Talvez você nunca tenha ouvido falar em amaxofobia, certo? Esse é o termo clínico dado ao medo patológico de dirigir. Se mesmo com os treinamentos, você ainda sentir muita insegurança, consulte um psicólogo para saber mais sobre essa fobia.

Para resumir, o medo de dirigir está geralmente associado ao desconhecimento, enquanto a amaxofobia é ligada a traumas, transtornos e outras complicações psicológicas.

Atualmente, profissionais que tratam a amaxofobia acompanham seus pacientes no trânsito e ensinam como superar o medo de dirigir.

Agora que você já conhece várias dicas e sabe quando procurar auxílio profissional, coloque em prática seus aprendizados adquiridos com este artigo.

Gostou do nosso conteúdo sobre como perder o medo de dirigir? Continue navegando pelo blog para ter acesso a mais dicas!

Unidas Desconto Pré-Pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de: