Created with Snap
Hábitos que aumentam consumo de combustível

7 hábitos que aumentam o consumo de combustível

Com preços elevados, ter hábitos que aumentam o consumo de combustível é muito prejudicial a sua saúde financeira. Afinal, ninguém quer que o seu suado dinheirinho acabe sendo direcionado em grande parte para o posto de combustíveis, concorda? 

Ao entender quais são os hábitos de direção que aumentam o consumo, você consegue evitá-los, além de garantir um uso mais consciente do seu carro por assinatura. A seguir, falaremos de algumas dessas práticas que podem deixar o seu carro mais beberrão e o seu bolso mais vazio. 

Qual a importância de evitar hábitos que aumentam o consumo de combustível? 

Além de gastar menos dinheiro, priorizar uma direção com foco na economia de combustível ajuda a agredir menos o meio ambiente, reduzindo a emissão de poluentes que contribuem para a má qualidade do ar e as mudanças climáticas.  

 Quais hábitos fazem com que o carro gaste mais combustível? 

Não calibrar os pneus 

Quando os pneus não estão adequadamente calibrados, podem ficar murchos ou super inflados, aumentando a resistência à rolagem. Esse fator faz com que o motor precise trabalhar mais a fim de manter o veículo em movimento. 

Consequentemente, há um consumo de combustível mais elevado. Portanto, é importante verificar a pressão dos pneus regularmente e mantê-los na pressão recomendada pelo fabricante, que pode ser conferido no manual do automóvel. 

Abusar do ar-condicionado 

Apesar de gerar muito conforto térmico, o ar-condicionado pode ser um grande consumidor de combustível no veículo, pois exige que o compressor do ar seja alimentado pelo motor e aumente a sua demanda. 

Por isso, usar o ar-condicionado constantemente, especialmente em configurações de alta potência, coloca uma carga adicional no motor, levando a um aumento no consumo de combustível. 

Carregar muito peso 

Se você tem o costume de levar muito peso no veículo, saiba que essa prática pode estar comprometendo o desempenho e, consequentemente, o consumo de combustível. Carregar mais peso do que o necessário faz com que o motor trabalhe mais para mover o carro. 

Colocar ponto morto 

Colocar o veículo em ponto morto enquanto está em movimento não economiza combustível e, na verdade, pode ser perigoso, pois pode dificultar a frenagem e o controle do veículo em emergências. 

Não fazer manutenção 

A falta de manutenção regular pode levar a problemas no motor que afetam a eficiência do veículo. Óleo sujo, filtros entupidos ou velas de ignição desgastadas podem resultar em um funcionamento ineficiente, levando a um aumento no consumo. 

Por isso, realizar manutenções programadas conforme as recomendações do fabricante é fundamental a fim de manter o automóvel funcionando eficientemente para diminuir o consumo de gasolina e te manter em segurança. 

Errar ao utilizar a marcha 

Usar a marcha errada em determinadas situações pode causar uma carga desnecessária no motor. Por exemplo: dirigir em uma marcha mais baixa em velocidades elevadas exige que ele trabalhe mais na hora de fazer o automóvel funcionar. 

Esse fator acaba aumentando o consumo de combustível. Por isso, é importante aprender a usar as marchas adequadamente segundo a velocidade e a carga do veículo. Com boas aulas e observando o conta-giros, essa tarefa não será difícil. 

Usar combustível de baixa qualidade 

A baixa qualidade do combustível gera impurezas que entopem os injetores e causam depósitos no motor, afetando o desempenho e aumentando o consumo de combustível. 

É recomendável usar combustíveis de boa qualidade e, quando possível, aqueles com aditivos de limpeza do motor para manter a eficiência. Assim, você evita qualquer problema e garante economia.  

Além das dicas apresentadas ao longo deste texto, evite, por exemplo, acelerar bruscamente e fazer frenagens agressivas, mantenha uma velocidade constante e siga as recomendações do fabricante. 

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e compartilhe nas suas redes sociais! 

Unidas Desconto Pré-Pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *