Melhor roteiro gastronômico entre São Paulo e Minas Gerais
Unir um roteiro gastronômico com a liberdade de pegar a estrada no seu ritmo é uma das melhores experiências de viagem que existem!
E para despertar em você aquela vontade de sair por aí conhecendo novas maravilhas da culinária brasileira, preparamos uma rota incrível ligando São Paulo a Minas Gerais.
Esses dois estados são reconhecidos por suas gastronomias diversificadas e paisagens de tirar o fôlego.
Então, já preparada sua mala e toda a animação que tiver para pegar carona com a gente. Boa leitura!
Roteiro gastronômico: São Paulo
Começamos nosso roteiro gastronômico por duas cidades do interior paulista: Campinas e Bragança Paulista.
Campinas
A apenas 100 km da capital paulista, Campinas é um ótimo ponto de partida para o roteiro gastronômico.
A cidade abriga restaurantes para todos os gostos, desde casas tradicionais de comida brasileira até espaços modernos com fusões criativas de sabores.
Se a ideia for um café da manhã reforçado antes da estrada, aposte nas padarias artesanais do bairro Cambuí.
Já para um almoço especial, restaurantes italianos e contemporâneos na região central oferecem massas frescas, carnes de primeira e vinhos selecionados.
Entre uma refeição e outra, vale a pena visitar pontos turísticos como a Lagoa do Taquaral, Pedreira do Chapadão, Torre do Castelo, Estação Cultura e Largo do Rosário.
Campinas ainda abriga duas grandes atrações para fãs de futebol: os estádios Brinco de Ouro da Princesa e Moisés Lucarelli.
Separados por menos de 1 km, os locais são palco de jogos históricos entre Guarani e Ponte Preta, um dos maiores clássicos do interior do Brasil.

Depois do roteiro gastronômico por Campinas, aprecie a Lagoa do Taquaral.
Bragança Paulista
Seguindo viagem, a próxima parada é Bragança Paulista, conhecida como a “terra da linguiça”. A iguaria local, feita artesanalmente e temperada com especiarias, é presença obrigatória nos cardápios da cidade.
Aqui, vale fazer uma pausa para um lanche rápido em sanduicherias famosas ou experimentar pratos típicos em restaurantes rurais. Para quem gosta de doces, a cidade também tem confeitarias que produzem quitutes caseiros irresistíveis.
Na hora de esticar as pernas, sugerimos passeios pelo Lago do Taboão (cartão-postal da cidade), as praças centrais José Bonifácio e Raul Leme, o Parque Refúgio das Aves e o Jardim Público.

Vista panorâmica de Bragança Paulista.
Roteiro gastronômico: Minas Gerais
Agora, o roteiro gastronômico cruza a divisa com Minas Gerais, terra de refeições fartas e povo hospitaleiro. Bora conhecer as atrações de Monte Verde, Gonçalves e São Lourenço!
Monte Verde
Em Monte Verde o clima muda completamente. Entramos em uma região serrana, onde os dias frios imperam.
Não por acaso, a gastronomia acompanha as baixas temperaturas com pratos e sobremesas como trutas frescas, carnes nobres fondues (salgados e doces) e chocolates artesanais.
Esse destino também é famoso por sua produção local de queijos e geleias. Reserve um tempinho para explorar as lojas e degustar produtos direto de fazendas.
Além da culinária, Monte Verde é uma boa opção para compras, especialmente na avenida principal, que leva o nome da cidade.
Por lá, você encontra um vasto comércio, além de uma arquitetura que rendeu à via o apelido de “Suíça Brasileira”.

Chocolate artesanal é um dos principais atrativos em Monte Verde.
Gonçalves
Pequena, charmosa e sede de uma cena gastronômica surpreendente, Gonçalves conquista viajantes que buscam experiências mais intimistas.
Restaurantes com vista para as montanhas oferecem pratos mineiros revisitados, como tutu de feijão, leitão à pururuca e pratos vegetarianos criativos.
A cidade também é um ponto interessante para quem gosta de cozinhar: feiras e empórios locais vendem temperos, queijos e ingredientes frescos para levar na mala.
Ah, e aqui vai uma dica importante: Gonçalves é bem parada durante a semana, e muitos de seus estabelecimentos ficam fechados a espera dos turistas nas sextas-feiras, sábados e domingos.
Mas, mesmo que você encontre o centro vazio, não desanime. A zona rural oferece trilhas e cachoeiras deslumbrantes para aproveitar.

O roteiro gastronômico de Minas Gerais passa por deliciosos queijos.
São Lourenço
Encerrando o roteiro, São Lourenço combina ótima culinária com atrações como o famoso Parque das Águas.
Na cidade, é impossível resistir às cafeterias que servem grãos produzidos na própria região e aos restaurantes que valorizam a culinária mineira.
Doces de leite, compotas e pães de queijo fresquinhos também são ótimos souvenirs gastronômicos para voltar para casa com o sabor da viagem.

A charmosa arquitetura de São Lourenço.
Que tal fazer esse roteiro gastronômico a bordo de um carrão 0 km, com manutenção, serviço de proteção, Assistência 24 horas e muitos outros benefícios inclusos?
Conheça o carro por assinatura da Unidas Livre e viaje com muito mais praticidade e segurança!



